segunda-feira, 30 de abril de 2012

Respeito

Já diz uma amiga da faculdade "A sabedoria está no silêncio".  Se calar implica em analisar, repensar e deixar de falar aquilo que poderia ser dito, erroneamente, no impulso.
Quando soltamos uma opinião recém formada temos grande chance de erro, já que dono da verdade ninguém é. Ninguém é tanto, ao ponto de ser livre para julgar algo ou alguém.
O respeito faz de tudo mais certo. No sentido de que partindo do respeito, as coisas se tornam mais harmoniosas e menos ofensivas. Passam a acrescentar e não diminuir.
Diferenças existem, todos sabem, mas não são todos os que percebem o quanto cada um tem seu valor por suas características pessoais.
Não entendo a existência de um molde o qual as pessoas devem no mínimo se encaixarem. Princípios como o bem alheio e o respeito já fazem do conjunto, harmônico.
Em outras palavras, devemos para de sair por ai falando o que queremos ou o que pensamos sobre as coisas porque não somos ninguém para discernir o certo e o errado ou o bom e o ruim. Se ficássemos em silêncio com certeza reflexões fariam das nossas opiniões mais corretas e menos ofensivas.
Pessoas não são idiotas, toscas e afins a partir de seus gostos pessoais. Se alguém é feliz com sertanejo e outro alguém com musica clássica, beleza! O importante é estar bem com o que gosta, e não o que te faz bem.
"Ah, então quer dizer que se eu sou feliz matando, isso não importa?". Importa, por isso entramos no respeito. Todos devemos estar bem e fazer o bem respeitando tudo aquilo que o outro é (: .

Nenhum comentário:

Postar um comentário